Em um futuro do Centro-Oeste distópico, cinco crianças embarcam em uma jornada, em uma antiga escola abandonada, para encontrar um tesouro a muito tempo perdido. No presente, as mesmas pré-adolescentes aprendem sobre preservação ambiental e refletem sobre seus próprios futuros.

Benzô revela a história de Sérgio, um Pajé Guarani, e Dona Florinda, uma caiçara, que utilizam sonhos, plantas e rezas como formas ancestrais de cura. Com ilustrações em xilogravura, o filme entrelaça documentário e animações para explorar tradições culturais e a benzedura como prática de cura enraizada em nossa história.

Diante de um cerrado cada vez mais degradado, Marta Narciso, moradora da Serra dos Pireneus, semeia palavras que nos convocam para uma conexão harmoniosa com a natureza, compreendendo seus sistemas, sons, cheiros e formas.

Todos os anos o Pantanal queima. Esta é uma história com muitos protagonistas, como o próprio bioma e os homens que nele vivem. Mas um se destaca: o fogo. Do início ao fim dos tempos, a história do homem não pode ser contada sem ele.

Por meio de uma sobreposição inédita da obra visual e literária de Hélio Melo com retratos atuais do Acre, embarcamos na peleja do artista para contar a história dos seringueiros e povos originários da Amazônia que defendem a floresta contra ameaças de apagamento e destruição.

Matão Mais Verde é um grupo de pessoas obstinadas que há 18 anos iniciou um movimento ambiental pioneiro na cidade de Matão/SP: para cada criança nascida, uma árvore é plantada. Com depoimentos de fundadores e voluntários, o filme destaca o impacto desse gesto simbólico na arborização da cidade e no engajamento da comunidade para um futuro mais sustentável. Em meio a desafios e conquistas, mostra como ações locais podem criar raízes profundas na luta global pela preservação ambiental.

O documentário "o medo é só o começo" procura mapear o cenário do atual cinema de horror brasileiro e responder a pergunta: o que existe de tão fascinante em produzir os nossos maiores pesadelos?

Os caminhos que levam ao universo romani em três países, Brasil, Portugal e França, são apresentados numa narrativa poética e intimista, inspirada na estética do premiado cineasta cigano Tony Gatlif, diretor de Lacho Drom (1992) e Gadjo Dilo (1997). Em destaque, as culturas ciganas vistas de dentro, valorizando imaginários próprios. A viagem começa com a família de um cineasta da etnia Calon, em Mato Grosso, que corta o Brasil e atravessa o Oceano Atlântico para reencontrar sua ancestralidade, registrando cada comunidade, seus personagens e cotidianos marcantes, nuances de manifestações culturais, modos de vida e tradições romani, como também denúncias de exclusão e perseguição históricas.

Em "O Canto", somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo.

"Originárias" é uma obra que junta vozes de mulheres de diferentes etnias para contar a partir do ponto de vista de cada uma, sobre os enfrentamentos e o orgulho em ser mulher indígena e ajudar na preservação de seus territórios, culturas e saberes ancestrais.

Em um espaço em que os internos são responsáveis pela segurança e a manutenção da instituição em que estão presos, um grupo de personagens embarca no universo de seus sonhos e aspirações através do cinema. A disciplina e sujeição marcam as experiências de reclusão, impondo rigidez a tal rotina, enquanto o cinema se mostra uma janela para fabular outros mundos possíveis.

O documentário mostra a jornada de Jair Rangel, um artesão, inventor e cineasta brasileiro para realizar seu primeiro filme que começou em 1998 e não tem data para terminar.

O documentário apresenta as vivências de três mulheres pretas de gerações distintas e que são ou já foram atravessadas pelo mesmo sentimento: a solidão e a solitude da mulher negra.

Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?

Em constantes ondas de expansões e retrações, a arte movimenta grandes conquistas sociais e cria novas conexões humanas que transformam a história coletiva. Em Fortaleza, um encontro de mulheres abre as portas para jovens artistas compartilharem suas diversas experiências como mulheres na sociedade atual. Na imaginação dessas artistas o feminino se manifesta na construção de novos espaços destinados a abrigar o que queremos viver no futuro.

Com um olhar sempre atento às movimentações do tempo, uma mulher marcada pela música tradicionalista, no interior do Rio Grande do Sul, canta suas histórias e fantasias, através de fotografias, previsões e memória.

Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política é uma abordagem poética da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras. Retrato da Kuñangue Aty Guasu, a Grande Assembleia de Mulheres Guarani Kaiowá, o curta-documental mescla as impressões, sentimentos e explicações de uma mulher branca e de uma mulher originária acerca desse encontro.

“Hermanos, Aqui Estamos” é um documentário de curta-metragem que retrata a realidade e as histórias de vida de mulheres imigrantes da Venezuela em Cuiabá, MT, encontradas nos cruzamentos de grandes avenidas segurando placas com pedidos desesperados de ajuda, nas casas de abrigo e nas periferias da cidade – refugiadas da atual grande crise política, econômica e humanitária em seu país.

Gede Vizyon leva o espectador a um passeio inusitado pelo Grande Cemitério de Port-au-Prince, Haiti. Algo corre solto pela estrutura labiríntica do cemitério, captando imagens e sons em seu caminho, criando uma experiência desorientadora. Em resposta a essa documentação, um Hougan cria poesia que se torna narração, enquanto um Mambo canta hinos vodu que se tornam trilha sonora. Produzido como parte da 5ª Bienal do Gueto do Haiti.

Curta documentário dos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda sobre o bar mais underground de Cuiabá.

Showing all 20 results