Em um futuro do Centro-Oeste distópico, cinco crianças embarcam em uma jornada, em uma antiga escola abandonada, para encontrar um tesouro a muito tempo perdido. No presente, as mesmas pré-adolescentes aprendem sobre preservação ambiental e refletem sobre seus próprios futuros.

Benzô revela a história de Sérgio, um Pajé Guarani, e Dona Florinda, uma caiçara, que utilizam sonhos, plantas e rezas como formas ancestrais de cura. Com ilustrações em xilogravura, o filme entrelaça documentário e animações para explorar tradições culturais e a benzedura como prática de cura enraizada em nossa história.

Diante de um cerrado cada vez mais degradado, Marta Narciso, moradora da Serra dos Pireneus, semeia palavras que nos convocam para uma conexão harmoniosa com a natureza, compreendendo seus sistemas, sons, cheiros e formas.

Todos os anos o Pantanal queima. Esta é uma história com muitos protagonistas, como o próprio bioma e os homens que nele vivem. Mas um se destaca: o fogo. Do início ao fim dos tempos, a história do homem não pode ser contada sem ele.

Por meio de uma sobreposição inédita da obra visual e literária de Hélio Melo com retratos atuais do Acre, embarcamos na peleja do artista para contar a história dos seringueiros e povos originários da Amazônia que defendem a floresta contra ameaças de apagamento e destruição.

Matão Mais Verde é um grupo de pessoas obstinadas que há 18 anos iniciou um movimento ambiental pioneiro na cidade de Matão/SP: para cada criança nascida, uma árvore é plantada. Com depoimentos de fundadores e voluntários, o filme destaca o impacto desse gesto simbólico na arborização da cidade e no engajamento da comunidade para um futuro mais sustentável. Em meio a desafios e conquistas, mostra como ações locais podem criar raízes profundas na luta global pela preservação ambiental.

O documentário "o medo é só o começo" procura mapear o cenário do atual cinema de horror brasileiro e responder a pergunta: o que existe de tão fascinante em produzir os nossos maiores pesadelos?

Os caminhos que levam ao universo romani em três países, Brasil, Portugal e França, são apresentados numa narrativa poética e intimista, inspirada na estética do premiado cineasta cigano Tony Gatlif, diretor de Lacho Drom (1992) e Gadjo Dilo (1997). Em destaque, as culturas ciganas vistas de dentro, valorizando imaginários próprios. A viagem começa com a família de um cineasta da etnia Calon, em Mato Grosso, que corta o Brasil e atravessa o Oceano Atlântico para reencontrar sua ancestralidade, registrando cada comunidade, seus personagens e cotidianos marcantes, nuances de manifestações culturais, modos de vida e tradições romani, como também denúncias de exclusão e perseguição históricas.

Em "O Canto", somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo.

"Originárias" é uma obra que junta vozes de mulheres de diferentes etnias para contar a partir do ponto de vista de cada uma, sobre os enfrentamentos e o orgulho em ser mulher indígena e ajudar na preservação de seus territórios, culturas e saberes ancestrais.

Curta documentário dos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda sobre o bar mais underground de Cuiabá.

Showing all 11 results